Respirante em ebulição.

Luiza Sarmento, Brazil

28.9.08

Arte. Cuidado!

Quem tem a arte por sua sina, sabe. Ciumenta como ela , não se pode dar as costas. Ela não o deixa esquecer, e vem sempre aos ouvidos soprar seus lamentos. É como um presente vivo - para alguns mais vivo do que para outros, claro! - que precisa ser executado, gastado, suado, amassado, durante todos os dias, por tempo indeterminado.


A arte é coisa tão séria, que suprimi-la pode ser perigoso. Com efeitos colaterais que vão desde um mero e desatento desinteresse no olhar, até uma vida inteira amargada e atrasada por seus ciúmes. Essa vedete fogosa, não se contenta com a sombra. Como todas, procura o seu lugar ao sol, para poder florescer em todo seu brilhantismo, e ser devolvida para o inconsciente coletivo, de onde veio.


Não se deve esquecer! Dom é um presente congênito, que vem como um vírus de fábrica. Para uns, carma, para outros, algo que merece ser retribuído. Portanto, não ousem contrariá-la. Dividam-na com o resto do mundo, que ela sempre será generosa em sua retribuição, ajudando a fazer a roda da vida girar, e obrigar a nós, seres humanos, a nos reavaliarmos.


Mesmo que seja exercida de forma tímida, tem seu valor. Nunca se sabe o tamanho de sua força. Ela pode nos levar aos lugares mais maravilhosos que alguém pode sonhar, regada por aplausos, ou vaias. Sim. Eu disse vaias. Pois elas ferem o ego da arte, e acabam por alimentar sua sede de vingança. Sempre pela superação! Ela nunca perderia a oportunidade de ser ainda mais brilhante.


Fico sempre imaginando... Tom Jobim, por exemplo, teria sido um sacana, se não tivesse dado atenção ao seu talento. Eu mesma teria ficado sem a minha tradução. Meu nome. Dá pra sacar o tamanho disso? A coisa é séria! Imagine se "Eu sei que vou te amar" não fosse a canção de amor de tantos casais. Seria uma história sem trilha sonora. Ou pelo menos uma à sua altura.


E para finalizar. Se toda a sua argumentação racional, colocar dificuldade de horários, carreira, família e principalmente, dinheiro. Lembre-se: Os maiores gênios se consagraram póstumos, e sua arte continuou a ecoar nos olhos, mentes, almas, e corações, do resto da humanidade por mais tempo, que seu tempo de existência.


Uma pessoa que nasce com um dom artístico, está a meio caminho da imortalidade.