Respirante em ebulição.

Luiza Sarmento, Brazil

29.1.09

O gosto da mostarda.


(a mulher exclama): - Meu filho está à beira da morte! Diga-me mestre, o que posso fazer para salvá-lo?

( mestre serenamente, diz): - Traga-me uma semente de mostarda, de uma família onde nunca ninguém morreu.


(...)

Sem questionar, ela sai desesperadamente, batendo de casa em casa. E quanto mais ela procura, mais se depara com o sofrimento das mortes alheias, e da que estava por vir:

(a mulher aos soluços, anuncia): - Não há semente! ...Ele morreu.

(o mestre serena e respeitosamente, diz): - Então afogue suas mágoas e enterre seu filho.

(...)

Quando assisti a essa cena no teatro, me arrepiei e entendi a inevitabilidade da morte. A dor de um pai, pelo amor de seu filho, a dor do mundo inteiro e as muitas mortes que vivem em uma só vida, dentro e fora de nós. E quantos e quantos sepultamentos internos, temos que consentir durante uma nesga de vida? Acredito que a cena acima, contenha a maior de todas as dores.

Quando penso no tamanhão dela, apaziguo as minhas, e enterro os meus e os seus erros, e os nossos rancores. Nesse momento entendo bem a imagem da própria caveira arando seu leito... É preciso recomeçar. Tantas vezes quantas forem possíveis! É preciso a morte para abrir os espaços da vida. É preciso saborear a mostarda e sentir no fundo de seu amargor o gosto do recomeço.

Um brinde às muitas mortes dessa vida! Que re-floreçam!

24.1.09

...5, 4, 3, 2, 1!

Acho as comemorações de ano novo divertidas e curiosas... Ao mesmo tempo que parece uma linha de chegada, é também uma linha de partida... mas pelo menos aqui, no Brasil, ela é um "start" situado antes do real recomeço. Ela apenas dá início ao hiato que só finda com o primeiro grito de carnaval. Então sucede-se aquela baderna maravilhosa, como uma chuva de verão, e ao final o juíz apita o início da grande partida. Um Ano novo! Novínho em folha! Em folha branca, cheio de horizontes, pespectivas, espaços pra serem preenchidos. P-O-S-S-I-B-I-L-I-D-A-D-E-S!
Acho também divertida essa maneira de preencher a vida... Como se fosse possível mensurar essa linha de tempo, como se fosse tão certo vivê-la até esse novo "falso" recomeço, do próximo reveilon. O momento em que olhamos para trás e nos surpreendemos com as escolhas que fizemos, as promessas que não cumprimos - e pelo menos pra mim, qual é a distância interna da Luiza do início do ano para a do final.

O ano de 2008 foi surpreendente, transformador, místico cheio de presentes maravilhosos. O ano de 2008 me propôs ano novo, de verdade, a cada manhã. Confesso que poderia ter aproveitado melhor cada um dos meus dias, desse último ano, mas ao menos, aprendi que posso fazer todo esse balanço a cada final de dia. Que é possível fazer da vida mais produtiva e interessante, diariamente.

Deixo os meus cuprimentos pelo ano que findou, e saúdo o novo que começa a esquentar as turbinas. Apertem aos cintos, que aí vamos todos nós!
Boa sorte pra vocês. Vou "mandando notícias nesta fita", como diría o Chico.

Beijos
Luiza

21.1.09

Bloco de notas.

Gente... Depois de um longo tempo de silêncio por essas redondesas, resolvo dar o ar da minha graça, pra compartilhar um pouco dos pensamentos desses últimos dias:

BAHIA, PRAIA, SOL, MAR, REVEILON, PAZ, PRAIA, CHEIRO DE PROTETOR SOLAR 30, PRAIA, VENTILADOR, CHUVA, PRAIA, CALOR, PISCINA, FRUTOS DO MAR, PEIXE, CAMARÕES, SEREIO (PORQUE NÃO...?), AMIGOS, "AMIGOS DOS AMIGOS, ENCONTROS FORTÚITOS NO ELEVADOR, E DE PROPÓSITO NA ESCADA DE INCENDIO", SPOT DA DEVASSA, VERÃO, CÉU (MEGA) ESTRELADO, EM ANGRA, DE NOVO NA BAHIA (EU SAIO DELA E ELA NÃO SAI DE MIM)...MEDITAÇÃO,TRABALHO, RÁDIO, TV, FAMILIA, IRMÃ, RAIVA, DESPREENDIMENTO, LIMPEZA DE ARMÁRIO, SAMBA NO BRECHÓ, CASAMENTO, PAI, BOXE, PRECISO PAGAR O PILATES, FAZER AS UNHAS, CONTAS DE CELULAR, MARCAR MÉDICOS, CARTÃO DE CRÉDITO, 1KG E MEIO DE CAMARÃO LIMPO E SEM CABEÇA, IMÃ, GELADEIRA, CASA- ESCRITÓRIO, MÃE, APOIO, DECEPÇÃO, MEU CACHORRO LINDO, MEU IRMÃO (CADA DIA MAIS QUERIDO), AMOR, SITE DE RELACIONAMENTOS?, OUTRAS LÍNGUAS, NOVOS LIVROS, MEU LIVRO, PLANOS, ÁRVORES, PLANOS, PROJETOS, E MAIS PLANOS PRA 2009, PERSONAGENS, EXPERIÊNCIAS, PEÇAS, MÚSICA, CANTAR!, ARTISTAS, PESSOAS FAMOSAS, QUANDO JUNTA AS DUAS (ÚLTIMAS) COISAS... PRECONCEITO, PERDÃO, SENSIBILIDADE, CARINHO, BUDISMO, NAM MYOHO RENGUE KYO, CHAKUBUKO, ENSINAR, APRENDER, OUVIR, PACIÊNCIA, RESPIRAÇÃO, MUDANÇA, CLASSIFICADOS, APARTAMENTO, CRISE, BOLSA DE VALORES, BOLSO, ALUGUEL, FINANCIAMENTO, CONSÓRCIO?! CHAZINHO DE CAMOMILA NO FINAL DA TARDE, VIAGEM PRO EXTERIOR! ANALISTA: LISTA DE COISAS QUE PRECISAVAM SER DIVIDIDAS. ENCHURRADA! GUARDA CHUVA DE VERÃO! NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS (!... ?)

Ufa! Tava meio entalada e sem saber por onde começar...
FELIZ 2009! O ANO DOS JOVENS E DA VITÓRIA!