Respirante em ebulição.

Luiza Sarmento, Brazil

14.7.08

Onde estão os bem amados?



Nesses dias de ultracontemporaneidade me encontro cada vez mais assustada. Não falo da violência óbvia e crescente, nem da corrupção, mas da assustadora e agressiva carência da rapaziada. Talvez seja fruto da violência, corrupção ou mesmo, da impotência gerada pela passividade com que as autoridades lidam (ou não) com esses assuntos. Mas sem dúvida alguma a Internet vem estuprando nossas vidas.


Meus termos podem parecer fortes e até dramáticos, mas me recuso a atender as exigências, frustrações e carências de pessoas que não conheço... Tudo isso enquanto tento lidar com as minhas e dos meus próximos.


Semana passada os meninos do "Comédia em Pé", fizeram uma piada que dizia tudo, ao final de mais um "Hora do Blush": "Eu podia estar matando, eu podia estar roubando, mas estou aqui pedindo um adicionamento no orkut, um scrap, um depoimento, um beijo um abraço..." Eles têm razão! Não aguento mais me sentir uma figurinha especial, nesse álbum de figurinhas virtual, sendo chamada de MIGUXA, por pessoas que usam a foto de algum ator ou modelo famoso, que criam contas de e-mail, como:lexkesanguebao@vouteencherosacocertamente.com.br. Que saco!

Sinto-me sendo colecionada, e cobrada por isso com exigências e mais exigências de scraps, depoimentos, blá, blá, blá... Gente que nunca me viu e que declara amores infinitos! Pessoas que me desafiam para um duelo intelectual! Eu heim! Que loucura! Não faço parte disso! O que aconteceu com a boa e velha solitude? solitários! Carentes! Adolescentes (de até 80 anos) com uma arma na mão: O mouse! Apontado pra sua foto te cobrando, cobrando. fui cobrada até de escrever no blog! O que aconteceu com o silêncio?

A Internet e o orkut são mesmo um fenômeno antropológico! Pessoas que estudaram comigo, e que sequer me davam bom dia, me adicionam, me mandam e-mails, me perguntando qual é o caminho para o sucesso. Hahahahahahahahahahaha! Tem que rir!


Minha vida profissional existe há tempos e nada foi conseguido de graça. Acho até que essa história de livro de auto-ajuda está prestando um desserviço à humanidade. As pessoas perderam a capacidade de encontrar suas próprias respostas para suas questões. Pensar e sentir, dói e dá trabalho. É mais fácil acionar esses livros que se propõem a ser um manual de instruções para a vida, perguntar aos que se esforçam, do que descobrir seu próprio caminho. Que
merda! E eu ainda sou obrigada a dar uma resposta educada a tudo isso.

Semana passada no meu programa na TV Brasil, um índio dizia: "Quando o índio vai morar na cidade o silêncio vai embora, e o que passa a morar em sua alma, é o barulho". Estou cansada dos resmungos, exigências, cobranças, barulhos dos outros. Continuarei preservando e dedicando meu silêncio, meu tempo, minha vida, às pessoas que amo, aos amigos que posso olhar nos olhos, aos amores da boca pra dentro, minha tribo. compro os meus barulhos!

14 comentários:

Luiza Sarmento disse...

Que engraçado... antigamente as pessoas eram gagas, tinha sudorese, se drogavam, se cortavam, vomitavam suas comidas... Tudo no silêncio de seus lares. Hoje além de tudo isso elas criam seus avatares na internet, para culpar, punir e cobrar os bem resolvidos, com alguma foto de algum astro sorridente, que eles gostariam de ser.
Vai entender!

Cris Carnaval disse...

Lulu, esse texto poderia ser meu. Quando digo a você que a cada dia que passo eu só me preocupo e me ocupo com poucas e amadas pessoas, é exatamente por isso tudo q vc escreveu. Não há mais bom senso nas pessoas. E não há mais paciência em mim. Beijos!

Carla sarmento disse...

Luluzinha linda,
Adorei seu texto!!!! Combina tanto com você. Mil beijos da sua prima querida...

marcella disse...

Esse texto me lembrou a matéria de capa da Revista O GLOBO desse domingo, da Clarah Averbuck.
A internet oferece recursos maravilhosos, mas tem muita gente que insiste em desvirtuá-la, fazendo uso para fins torpes.

Bye

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Essa foi muito bom Luiza!
E pior e quando essas carentes de Orkut mandar para adicionar sem mandando mensagem...
comigo eu tenho muitos perguntando para adicionar eles sem sabendo eles só "para tem um amigo Inglês"
deve ser um pesadelo para vc sendo uma apresentadora de radio e televisão, so pode imaginar quantros carentes e idiotas vc encontrar tudo dia! e vc sempre precisar atuar muito educada e com muito paciencia quando esses pessoas doente(quem tem muito faltando nas vidas deles) sempre falar "ahh nos sentir deixado de lado!" bla bla fucking bla! rsrs - mas que triste as vidas desses pessoas deve ser ne?!
Parabens Luiza! vc merece muito successo mesmo!

Tião Martins disse...

É por isso que só presto atenção no que gosto... Luiza Sarmento por exemplo! Rs! Há muito já não leio as más notícias: conheço-as de cor. Nem dou atenção aos chatos: é disso que eles se alimentam. Sou tão avesso aos desprazeres que nem soube ainda que o nosso Fluminense perdeu a final da Libertadores. E olhe que eu estava lá! Como é bom poder escolher os fatos e os amigos... escolhi vc!
beijo

Luiza Sarmento disse...

Amigos queridos e pessoas gentis,
Agradeço mais uma vez a presença registrada. A lembrança de vocês ficará pra sempre guardada, não só nessa página de recados, mas no coração.
Gracias!

maker disse...

antigamente doce demais engordava, hoje enjoa.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Selma Boiron disse...

Onde se pode assinar em baixo, Luiza? Sem mudar uma vírgula! Adeuzinho de miss ;)

Luiza Sarmento disse...

Já tá assinado Selminha!
Beijos

Priscilla Castro disse...

Olá Luiza,
Achei o texto muito interessante e relevante.
Sou anônima, não sou famosa, não apareço na tv, minha voz não pode ser ouvida nos rádios, e mesmo assim tenho em minha página no orkut convites de pessoas que jamais vi. Não sei o que se passa.
Ou melhor sei sim, e vc também sabe, pois há um forte esclarecimento em seu texto.

Mas penso que como pessoa pública que você é (pois aparece na TV e sua voz é ouvida nas ondas sonoras), tenha muitos fãs. Muitas dessas pessoas que te adicionaram querem ficar mais perto de quem admiram. Essa foi a alternativa que tiveram.(fácil).

Voltando a colocação, concordo que estamos em uma era de carência. É nessa parte que vejo o erro: Pessoas que nunca vimos e que jamais veremos pedindo um "Por favor seja meu amigo".

Ah, curto seu trabalho, e não é de hoje.
Bjos no coração!

Persistência Retiniana disse...

Te ver na tv e bom, mas te ler e melhor ainda! Inspirador viu?? Poesia da boa, inteligencia...Parabens!!To add aos meus favoritos aqui..
bjss!