Respirante em ebulição.

Luiza Sarmento, Brazil

14.1.08

Lamentável

Que vontade de consertar o mundo! Que tanto de ignorância que há por aí! Serão os cariocas? O País? O mundo? Me recuso a me acostumar com malandragem, falta de generosidade, porcaria, falta de cidadania. Coisa mais feia! Um povo tão alegre, criativo... lamentável!
Esse final de semana me peguei chamando a atenção de um senhor que tinha idade pra ser meu pai. Desconhecendo vergonha na cara, furou a fila na minha frente! Fila essa em que eu esperava há duas horas (sem exageros), sem pudor e cheio de cana, passou a si e toda sua família (de sete pessoas), na minha frente. Ainda riu, e disse: - Minha filha tava guardando meu lugar.
Eu obviamente retruquei: - Meu senhor, ponha a mão na sua consciência, e veja se é certo fazer uma coisa dessas. O senhor tem idade para ser meu pai, e está dando um péssimo exemplo pros seus filhos. Deveria ter vergonha. Uma garota como eu, te dizendo isso...
Ao que ele respondeu: - Minha filha de chapéu. Tá tapando a minha consciência.

Palmas!

16 comentários:

Joana Flor disse...

Oi Lu, que legal seu blog e tudo que estás escrevendo....saudades hein! Engraçado essa nossa inconformidade...eu passo os dias volta e meia ensinando aos velhos a jogar lixo no lixo, aos turistas que a paisagem fica deveras feia com uma embalagem de biscoito no meio da mata e etc. E já ouvi coisa do tipo: "eu sou cidadão, portanto tenho direito de jogar o lixo onde quiser" (alguém que poderia ser meu avô) ou do tipo: "se não tiver lixo na rua como os lixeiros vão sobreviver!?"
Palmas!!!!
Um abraço grande pra ti e pra toda a família, saudades!!!!

Joana Flor disse...

esqueci de assinar.....
bjs Jow Flor

Unknown disse...

Oi Luiza,

Realmente isso é lamentável. As vezes me pego tentando viver numa utopia para não ter que lembrar que existem pessoas com tanta falta de educação.
Você fez certíssimo ao tentar mudar a conduta desse senhor...parabéns.

E queria aproveitar também para falar que acompanho seu trabalho desde a TVE, apresentando aquele programa sobre os vários significado de uma palavras do qual haviam alguns formadores de opinião dando sentidos diferentes para elas (se bem que eu acho que eles complicavam mais ainda). Desculpa mas não me recordo do nome do programa.
Eu não sei se você ainda faz essa trabalho na TVE, pois tem um tempo que não assisto TV.

E agora todos os dias eu não deixo de ouvir o programa na paradiso (Hora do Blush).
Você e Isabella são muito eloqüentes e engraçadas em suas.

Não posso deixar de falar também que você tem uma voz linda. Não seria por menos, você é linda de mais.

Parabéns pelo trabalho. Estarei sempre te ouvindo.

Um grande abraço de seu fã incondicional.

Fábio Monteiro

P.S. Aí vai minha sugestão: Eu sugiro que vocês façam algum tipo de promoção com seu patrocinador. O brinde seria um jantar com “Luiza Sarmento”.
Essa promoção eu ganho.

Unknown disse...

Convenhamos...é preciso "tirar o chápeu" para essa dái!!!RSRSRSRSSRSRS!...é ridículo,hahaaha!

Daniel Barros disse...

Pois é Luiza,tmb não me conformo com o rumo que a nosso sociedade está tomando. O pior é que muitos encaram isso como se fosse legal mesmo, sinal de esperteza, maladrangem.

Malandragem é trabalhar o mês inteiro, ganhar um salário pequeno e ter que sustentar uma família.

Parabéns pra nossa sociedade!
Até quando será assim?

Bjs!

Daniel Barros disse...

Lembrando a canção
"Vindo de todas as partes,
indo pra lugar algum
Assim caminha a raça humana,
se devorando um a um"

Unknown disse...

"Ame ao próximo como a si mesmo", este mandamento divino, tem um sentido pouco mensionado,"Ame a si como ao próximo".Quem não gosta de si não pode gostar de outro, quem não se respeita ... O famoso "jeitinho" do brasileiro é fruto , ou adaptação, do descaso, da falta de representação,etc.Ele não possui valores,porque nunca foi valorizado,e se quiser superar esta situação vai ter que aprender por conta própria.As situações constrangedoras,como esta, nos leva a pensar que a pessoas são egoístas,e são,mas, podem serem também carentes e mal-resolvidas.
A urgência do presente e a exigência de um futuro nos força a superar as indecências do passado.Sabemos que vivemos uma crise quando os opostos se igualam e assim perdemos a direção.Contudo, é uma ótima oportunidade de voltarmos para nós mesmos.Acho que é por aí que deve COMEÇAR a mudança.
Algumas pessoas tem conciência disto e fazem sua parte,a elas recomendo paciência, bom-senso(por elas e principalmente pelos outros) e humor (nosso último refúlgio).Assim como ficar perto de pessoas que são ou fazem diferença,e, você querida é uma delas.Parabéns aos seus amigos e familiares.Fica em paz, e se cuida!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

E lamentavel mesmo, ja aconteceu isso comigo muito... nunca vi uma pais com tantos pessoas cara de pau... pode ser essas pessoas e o mesmos quem perguntar "pq essa pais não melhorar?!"

Luiza, parabens para Hora de Blush! eu ouvi quase todos os dias, realmente e otimo para encontrar uma programa de radio tão diferente e bacana! Gosto muito!!

Beijos, ® ♫ The Brit ♪

Luiza Sarmento disse...

Nossa! Sempre sonhei em ter ao menos um post com mais de cinco comentários! Que evolução! Rumo aos 10!
Se quiserem somar mais do que isso, são muuuuuuuuuuuito bem vindos.
Vamos manifestar a nossa indignação, de forma inteligente, e sem brigar com as pessoas. O mundo não precisa de mais violência e ignorância.
Agradeço o carinho de todos.
Beijos

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Luiza, eu concorda com vc 100%!
Violencia e ignorancia já e tanto... não preciso mais essas não!
Beijos! ® ♫ The Brit ♪

Rosália Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo disse...

O temor do Senhor e o principio da sabedoria. A suprema sabedoria clama de fora, pelas ruas levantam suas voz, nas encruzilhadas, no meio do tumulto, nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras. Homens- converteivos pela minha repreensao, eis que abundantemente derramarei sobre voz meu espirito e voz farei saber as minhas palavras.O que me der ouvidos habitara seguramente e estara descansado do temor do mal.Aceitas as minhas palavras e escondes contigo meus mandamentos para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido, e para inclinares teu coracao ao entendimento.- E se clamares ao entendimento, e por inteligencia alcancares a tua voz, se como a pratas a buscares e como tesouros escondidos a procurares, entao entendera o temor do Senhor e acharas o conhecimento de Deus. Porque o Senhor da Sabedoria para os retos, e escudo para quem caminha na sinceridade. Para que guardes as veredas do juizo, e entao entenderas a justica, juizo e equidade, e todas as boas veredas porquanto a sabedoria entrara em teu coracao, e o conhecimento sera suave a tua alma. Nao te esqueca da minha lei, e o teu coracao guarde os meus mandamentos, porque eles aumentaram os teus dias e te acrescentaram anos de vida e paz. Nao te desamparem a beniguidade e a fidelidade, e escreva-as na tabua de teu coracao, e acharas graca e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. Confie no Senhor de todo coracao e nao te estribes no teu proprio entendimento, reconhece em todos os teus caminhos, e ele indireitara as tuas veredas. Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o conhecimento nas palavras de Deus, porque e melhor a sua mercadoria do que o ouro refinado e tudo mais que possas desejar. Nada se pode comparar a sabedoria e o conhecimento que vem de Deus. Aumentos de dias ha na sua mao esquerda, e na direita riquezas e honra, e seus caminhos, sao caminhos de delicias, e todas as sua veredas, Paz. Retenhas minhas palavras teu coracao, e estais atento para conhecerdes a prudencia. Pega a correcao e nao a largues; guarda-as, porque ela e tua vida e paz. E como a luz da auroara que vai brilhando mais e mais ate ser dia perfeito, e seus. Riquezas, honra e poder estao comigo. Melhor e o meu fruto e minhas novidades do que o ouro e tudo o que podes imaginar, isso para voce receber meus bens permanentes e meus tesouros. Ouro,pratas, e tudo o que podes imaginar e meu, ouve e guarde estas palavras em teu coracao, e farei de voce o meu tesouro e tudo lhes darei. Porque o que me achar, achara a vida e alcancara favor eterno do Senhor. Para que voce faca destas palavras, tua correcao, e que teus dias sejam como luz que brilha na vida dos demais, e que resplndeca em honra, conforto e paz, e assim acharas gracas ao entendimento de Deus e dos homens.(Proverbios) Rei Salomao

Cris Carnaval disse...

Chocada com a atitude desse infeliz. Mas a vida está repleta de gente assim, que se acha malandro, esperto e que acha que o resto é burro. Bom senso anda em falta, Lu. Em todos os aspectos. Ninguém respeita mais ninguém, pois a memória é curta. Beijos

Unknown disse...

Venho notando essa falta de educação dos cariocas de uns tempos para cá. Claro que outras cidades também têm seus problemas e os seus mal-educados, mas o Rio está extrapolando. Ninguém respeita os direitos alheios e quando reclamamos, somos chamados de chatos. Outro dia, fiz um comentário na comunidade da Hora do Blush sobre isso. No que uma colega respondeu: Todas as cidades têm os problemas e nós cariocas ainda temos o mar, o sol, o bom humor e podemos nos gabar por isso e esquecer um pouco dos problemas. Fico pensando, acho que é por isso que essa cidade está afundando e perdendo seu brilho. As pessoas não param para pensar e acham que só as qualidades da cidade já são suficientes. Porém, a educação de um povo ou, a falta de educação, pode definir o futuro de uma cidade tão privilegiada mas que infelizmente, se continuar assim, perderá num futuro próximo, o título de cidade maravilhosa.

Luiza Sarmento disse...

Concordo com você Alex... Mas veja por um outro lado: A falta de tolerância, gera conflitos, e por consequência a mesma falta de boa vontate para com o próximo. Podemos e devemos nos manifestar, mas temos que aceitar o ponto de vista do outro.

Leia o poema sobre felicidade... é exatamanete sobre isso.

Carol disse...

Luiza, gente mal educada também envelhece... e consertar o mundo todo é um trabalho para milênios. Tentar melhorar a nós mesmo é também uma tarefa ousada, mas um pouco mais realista. Além disso, é exatamente de onde acho que devemos partir. uma coisa não é possível sem a outra.

Adoro a Hora do Blush, ouço todos os dias enquanto trabalho nos meus desenhos. Sucesso pra você.

Beijos.