Respirante em ebulição.

Luiza Sarmento, Brazil

21.1.08

O Herói

"Nasci num lugar que virou favela
Cresci num lugar que já era
Mas cresci a vera
Fiquei gigante, valente, inteligente
Por um triz não sou bandido
Sempre quis tudo o que desmente esse país
Encardido
Descobri cedo que o caminho
Não era subir num pódio mundial
E virar um rico olímpico e sozinho
Mas fomentar aqui o ódio racial
A separação nítida entre as raças
Um olho na bíblia, outro na pistola
Encher os corações e encher as praças
Com meu guevara e minha coca-cola
Não quero jogar bola pra esses ratos
Já fui mulato, eu sou uma legião de ex mulatos
Quero ser negro 100%, americano,
Sul-africano, tudo menos o santo
Que a brisa do brasil beija e balança
E no entanto, durante a dança
Depois do fim do medo e da esperança
Depois de arrebanhar o marginal, a puta
O evangélico e o policial
Vi que o meu desenho de mim
É tal e qual
O personagem pra quem eu cria que sempre
Olharia
Com desdém total
Mas não é assim comigo.
É como em plena glória espiritual
Que digo:
Eu sou o homem cordial
Que vim para instaurar a democracia racial
Eu sou o homem cordial
Que vim para afirmar a democracia racial

Eu sou o herói
Só Deus e eu sabemos como dói
."

(Caetano Veloso, da música "O Herói", do álbum "Cê").

9 comentários:

Luiza Sarmento disse...

"Eu sou o herói, só Deus e eu, sabemos como dói"

Uau!

Tião Martins disse...

Amiga Luiza, eu ando, pestanejo e bocejo em Búzios, a espera do sol. Mas na volta fica prometido um almoço, já que nem um herói vence a saudade. rs!
beijo

Daniel Barros disse...

Uau mesmo.
Penso em tanta coisa no momento que fica difícil expor alguma! Mas tá bonito esse texto[infelizmente não conheço a canção].

Bjs!

Unknown disse...

"Não devemos temer a utopia.Gosto de repetir(...)que, ao sonharmos sozinhos, limitamos ao sonho.Quando sonhamos em grupo,alcançamos imediatamente a realidade.A utopia compartilhada com milhares é o esteio da História"Dom Helder Câmara.

As utopias não devem ser alcançadas,mas perseguidas com amor.Cabe a cada geração contribuir com um passo em sua direção!A evolução é a maior revolução que o homem pode alcançar!Evolução espiritual,entenda espírito como o conjunto de valores;sentimentos;atitudes, e não só material, tecnológica.

Maria. disse...

uau. foda.

bj.

beta.

Unknown disse...

Oi Luiza,
Eu vou ter que parar de ouvir a hora do blush...teve um dia que vocês disseram que só comentavam somente o indispensável, pois bem, eu prestei tanto a atenção no assunto em questão que quase bati na traseira de um ônibus...até aí tudo bem...depois disso vocês disseram que pra tirar o estresse seria bom aproveitar o fim de tarde e tirar os sapatos e ir pra praia, achei uma boa idéia e foi que fiz, mas quando botei o pé na areia eis que piso num gargalo quebra do de uma garrafa de cerveja, conclusão, 3 pontos na para inferior do dedão do pé...não posso mais ouvir vocês...
beijos linda.
Fábio Monteiro

by Heinner Gunther J.S disse...

Cara Isabella Saes e Luiza Sarmento

É com grande felicidade q venho aplaudir o sucesso q vcs fazem com esse esplêndido programa q já faz parte dos nosso cotidiano e até ouso dizer que das nossas vidas,rsrs.
Perdr o programa de vcs,não resulta em morte,mas faz mal ao coração e a alma.O pior,concerteza é a sexta,onde a ansiedade se estende em meio ao sábado e o domingo.Até que a segunda chega e o coração bate mais forte,com a certeza de um entreterimento saudável inteligente,provocado por vcs.
Admiro seu trabalho Isabela Saes e da mesma forma q vc,não comecei na carreira com grandes responsabilidades,ao contrário,comecei no meio administrativo tirando xerox de documentos,dá par acreditar?rsrsr.Mas como toda boa história de sucesso,as oportunidades foram aparecendo e hoje represento o Google no Brasil e você possui todo esse imenso sucesso e glamour ligado as principais mídias de produtos e a grandes empresas como a Telecine.Após lutar com caixas de fitas e eu com pilhas de documentos o nosso sucesso chegou,não é mesmo?rsrs
É óbvio que não poderia deixar de comentar sobre essa voz comparável somente a de um tenor de Luiza Sarmento.Você é dona de características únicas e de uma estravagância delicada e autêntica.Somente uma dúvida rodeia minha mente e gostaria de esclarecê-la.Seria você,a mesma Luíza Sarmento que apresentva o "Plugado",o "Comentário Geral" e depois um programa de videoclípes na TV JB(CNT)?

Caso seja,digo-lhe que sua estrela ilumina uma escla longívua de um sucesso sólido e contínuo.Caso esteja enganado,tiro o "meu chapéu" para você que se mostrou ter habilidades técnicas e pessoas tão memoráveis,ao ponto de confundir-me.

Mas tudo que digo se resume em palavras de força,carinho,entusiasmo e de uma fã antigo de ambas.

Sejam bem vindas ao meu mp3 em 2008!!!

Um beijo em ambas e grato pelas horas de entreterimento proporcionadas.

Heinner Gunther(lê-se Rainer Guinter)
Superintendente do Google no Brasil.

Unknown disse...

Sua semelhança com tal pessoa é incrível...

Aguardo tranquilamente o breve futuro em que nos conheceremos.

Kurt Hectic.

Tiago Bertolossi disse...

Luíza, sou seu fã desde os tempos de tve....saudades de te ver na tv !!!! acredite, apresentadoras como vc fazem uma falta danada pros telespectadores e com todo o respeito, principalmente pra nós, homens (risos). Enfim, parabéns pelo programa na rádio, melhor disparado do país e, como já foi dito, tanto a sua voz quanto da outra apresentadora são as duas vozes mais sensuais do Mundo !!!!

beijos e se puder dar um alô de miss pra mim

Tiago Natanael Bertolossi de Carvalho (ouvinte assíduo da paradiso fm)